Chega ao mercado nos próximos dias um produto que promete mexer com a pecuária leiteira no Estado. É a coleira C-Tech, que detecta informações importantes para incrementar a produtividade das vacas, criada pela empresa santa-mariense Chip Inside, residente da Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A boa ideia surgiu dentro dos laboratórios do curso de Engenharia Elétrica da instituição, em que os irmãos Leonardo e Thiago Guedes da Luz Martins trabalharam em um projeto para decifrar como eram feitos já existentes detectores de cio em vacas. Como só existiam produtos estrangeiros e caros, a intenção era produzir uma versão brasileira, mais acessível aos produtores locais.
_ Mas a gente queria fazer algo novo, nosso, original. Foi aí que, conversando com um professor da Medicina Veterinária, encontramos esse nicho: medir o conforto animal _ conta Thiago.
O investimento deu certo e o produto tem tudo para fazer sucesso no mercado, após o lançamento na última Expointer. Nessa oportunidade, o Banco do Brasil aprovou uma linha de crédito especial para os pecuaristas que desejarem investir na tecnologia.
Veja abaixo um vídeo sobre a empresa e a coleira inovadora e, na edição impressa do Diário desta quinta-feira, a reportagem completa.